Subscribe to RSS feed

segunda-feira, 30 de março de 2009

A Múmia de Lênin




Todos vocês já viram, ou ouviram falar à respeito de múmias. Não! Não pense que estou falando daquelas múmias de desenhos animados ou histórias em quadrinhos, que andam com braços estendidos envoltas em metros e metros de faixas.Estou falando de múmia de verdade... - E isso existe? (você pode pensar), Múmia é lenda, conto ou história de fantasma para por medo em dia de chuva e trovoada...
Quem pensa assim está redondamente enganado, as múmias são bem reais, e foram pessoas como nós, que aproveitaram a vida, algumas mais, outras menos, mas que no final, como irá acontecer conosco também um dia, faleceram.
Não vamos falar aqui do processo de mumificação, nem das múmias mais famosas, isso podemos fazer em um outro momento, vamos falar sobre os restos mortais da figura mais importante da Revolução Russa de 1917
, Vladmir Ilitch Uliánov, o Lênin.
Lênin morreu vítima de derrame, em 21 de janeiro de 1924, após de sobrevivido a umaepidemia de tifo e a uma tentativa de assassinato. Alguns anos antes de sua morte, o grande revolucionário, no 8º Congresso dos Soviets, já previa sua morte se declarando doente (reclamava de falhas na memória), a revolução tinha exaurido suas forças.
Até o momento, Lênin tinha conquistado o respeito e admiração do povo russo, que apesar de ve-lo como um homem duro,chegando mesmo a brutalidade, também o via como um homem incorruptível, capaz de solucionar o problema da fome e misérias da Rússia. Quando Lênin morre,(jovem ainda, com apenas 53 anos),a notícia logo se espalhou pelas aldeias vizinhas de Nizhniy (depois Gorki), onde ele, vítima de um derrame, passara entrevado seus últimos meses de vida. Apesar do clima polar, era o 22 de janeiro de 1924, milhares de camponeses e aldeãos postaram-se no caminho para render-lhe as homenagens, perfilando-se e tirando seus gorros em sinal de reverência. No trajeto de 400 quilômetros percorrido pelo trem até a capital não foi diferente. Em Moscou, a notícia do padecimento de Lenin provocou uma comoção, paralizando imediatamente as fábricas e as repartições, enquanto que as lojas cerraram suas portas.
Acredita-se que nos três primeiros dias de velório, mais de um milhão de pessoas visitaram o líder socialista. Foi ai que Stálin teve a idéia de mumificar o corpo de Lênin. Usando a vontade do povo como argumento, Stálin convence os chefes do Comitê Revolucionário, autorizando a entrega dos despojos de Lênin ao Doutor Alexei Abrikosov, um patologista, para que aplicasse uma solução de formalina, álcool, cloro, água e glicerina, no corpo de defunto. De fato, de todos os lados não cessava de fluir gente para vê-lo. Vindos do Cáucaso, da Ucrânia, dos Urais, da Sibéria, de todas as partes daquele imenso império.
Stálin ainda convence os líderes socialistas da necessidade de construiirem um mansoléu para abrigar o corpo de Lênin, que ficaria exposto permanentemente à visitação pública.
Quando no final da década de 80 e início da década de 90, a guerra fria, praticamente não tem mais razão de ser, e o socialismo russo está cambaleando como um tigre atingido, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev expressou o desejo de enterrar o corpo do fundador da União Soviética, mumificado e exposto em um mausoléu na Praça Vermelha, em Moscou. Além disso, o ex-líder queria criar um museu para as vítimas de Stalin, segundo o jornal espanhol El País. "Chegará o dia em que não haverá nem um cemitério nem a múmia de Lenin junto aos muros do Kremlin. Ele deveria ser sepultado", disse Gorbachev em entrevista à agência russa Interfax. A proposta, no entanto, não recebeu grande apoio popular. "Por que tirá-lo do mausoléu? Trata-se da nossa história", disse o ex-ministro Andréi Vorobiov. A idéia de retirar a múmia de Lenin do mausoléu e enterrá-lo junto de sua mãe em São Petersburgo, como era a sua vontade, foi lançada pela primeira vez nos tempos da Perestroika. Não conseguiram realizar seu intento, os restos mortais de Lênin ainda não conseguiu descansar em paz.