Subscribe to RSS feed

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Breve desabafo...

Estive afastada do blog por algum tempo. Não por preguiça, como alguns podem pensar, mas por estar cansada, extremamente cansada com os rumos que a educação tem tomado...
Sou professora a mais de 12 anos, e parece que por mais que trabalhemos, dando suor e lágrimas, literalmente, para educar cidadãos pensantes, críticos, donos do seu destino, vemos que nosso trabalho vai sempre pelo ralo.
Fora alguns poucos alunos que conseguem encarar a vida, estudar, mudar sua história, o que tenho visto quase cotidianamente é a degradação do ser humano como pessoa.
Perdeu-se o respeito pelo professor, a violência impera dentro da escola, as pessoas encaram a escola um local para extravasar a má formação que recebem em casa, alunos e professores tem se colocado na categoria de inimigos e não colaboradores.
Vi coisas inimagináveis acontecerem nas escolas que trabalhei e trabalho, falta de respeito, violência, estupidez, mau-caratismo, corrupção, ignorância, prepotência... é o espaço das relações sociais, e que relações!
As vezes penso, porque ainda estou dando murro em ponta de faca? Por que nós professores continuamos lutando, nos sacrificando, por um salário miserável, em um ambiente que somos mau-tratados desvalorizados, desrespeitados? Por que não mudamos pra outra profissão? (como muito já tem feito). Eu respondo: Por que acreditamos que no fundo ainda existe esperança...
Somos utópicos? Somos loucos? Visionários? Não sei. Largamos nossa família, nosso filhos, nosso lazer, para cuidar da educação de filhos de outrém, e nossa paga é sermos processados, sermos filmados e expostos em cadeia nacional, para sermos criticados por alguns jornalistas que não sabem o que é trabalhar três turnos do dia, em troca de tão pouco para sustentar malmente sua família, não sabem o que é ser ofendidos por adolescentes mau-educados, pais grossos, e diretores autoritários.
Vocês devem estar acompanhando constantemente na tv, principalmente na Globo, as críticas ao comportamento dos professores. Gente, os professores não podem manifestar emoções! Gente, os professores são máquinas! Nunca perdem a paciência...
Agora mesmo , estamos com 9 (nove), eu disse NOVE professores de licença-saúde. O que é isso? Dar aula tornou-se uma coisa perigosa, não só pela violência, mas porque atinge o sistema nervoso dos educadores... Dar aula é uma guerra psicológica... quem pode encarar durante quase um anos diversas salas de aula com mais de 40 alunos, em três turnos, sendo xingado, abusado, destratado?
A educação nesse país tem que ser revista urgentemente, pois corremos o risco de que daqui a alguns anos, não hajam mais professores, ou morreram com um ataque de estilete, ou perderam a razão e foram parar numa clínica para doentes mentais.